ERGONOMIA
Ergonomia designa o conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho no qual existe interações entre seres humanos e máquinas.
A Ergonomia pode ser aplicada em todos os setores (industrial, hospitalar, escolar, transportes, sistemas informatizados, etc.). Em todos eles é possível existirem intervenções ergonômicas para melhorar significativamente a eficiência, produtividade, segurança e saúde nos postos de trabalho. É uma ciência multidisciplinar que usa conhecimentos de várias ciências, tais como anatomia, antropometria, biomecânica, fisiologia, psicologia, engenharia, etc. A Ergonomia utiliza os conhecimentos adquiridos das habilidades e capacidades humanas e estuda as limitações dos sistemas, organizações, atividades, máquinas, ferramentas e produtos de consumo, de modo a torná-los mais seguros, eficientes e confortáveis para o uso humano.
Alguns exemplos das áreas de atuação da ergonomia:
- No desenho de equipamentos e sistemas computorizados, de modo que sejam mais fáceis de utilizar e que haja menor probabilidade de erros durante a sua operação;
- Na definição de tarefas eficientes e que levem em conta as necessidades humanas, tais como pausas para descanso e turnos de trabalho sensíveis, bem como outros fatores;
- Na concepção de ambientes de trabalho, incluindo a iluminação, temperatura ambiente, ruído e umidade relativa do ar, de modo a satisfazer as necessidades dos utilizadores e das tarefas executadas.
Sem comentários:
Enviar um comentário